sexta-feira, 12 de março de 2010

Fiordes da Noruega




A Costa Norueguesa é uma das maravilhas naturais do Mundo. Um espectáculo de luzes, cores e cheiros imperdíveis. É provavelmente o segredo mais bem guardado da Europa do Norte que vale a pena ser desvendado.


É um lugar onde as sombras que espreitam nas montanhas misturam-se com a luz reflectida nas águas verdes; onde as montanhas dão forma ao mar; onde os cristais de neve alimentam as flores. São montanhas com neve perpétua, cascatas que jorram de fiordes e estreitas enseadas entre desfiladeiros de montanhas.





Em Agosto de 2009 as duas manas aventuraram-se numa viagem dispendiosa mas inesquecível à Noruega.

Oslo, a capital, está situada no Fiorde de Oslo, na embocadura do rio. É irresistível pelos seus magníficos arredores, pela sua fonte marítima e proximidade com a floresta. É uma cidade com uma variedade de atracções:


  • Castelo e Forte de Akershus
  • Palácio Real
  • Catedral
  • Parlamento
  • Parque Vigeland - Jardim que contém o maravilhoso trabalho de uma vida inteira de Gustav Vigeland. As suas obras de arte reflectem a relação entre o homem e a mulher, a jornada da vida e os diferentes estadios de humor.




  • Na Península de Bygdoy encontram-se os museus sobre a História Marítima da Noruega. Os seleccionados foram o Museu Viking e Kon - Tiki Museet.

Após a visita a Oslo partimos para a viagem pelos Fiordes que decorreu durante 4 dias. Partimos de Oslo no comboio até Trondheim. Conhecida como a cidade da sabedoria, oferece vários locais a visitar:

  • Gamble Bybro - Ponte Antiga da cidade sobre o rio Nidelva.
  • Casas de madeira de múltiplas cores vivas que sobreviveram ao incêndio de 1681.



  • Nidaros Catedral (Nidaros foi o primeiro Arcebispo do país).
  • Palácio dos Arcebispos.
  • Estátua de Olav Tryggvason (primeiro rei da Noruega) erguida no centro da praça do mercado. Constitui o centro de um relógio de sol gigante.
  • Torre Egon - Restaurante no ponto mais alto da cidade que permite obter a melhor vista panorâmica sobre a cidade.
  • Munkholmen - Conhecida como a "Ilha dos Monges", funcionou em tempos como prisão e forte.




No 2º dia iniciamos o cruzeiro pela Costa da Noruega. Neste percurso marítimo o barco atracou em Molde, a cidade das rosas e do Jazz. Até Bergen foram admiradas montanhas com o mar a seus pés e casinhas encaixadas nas montanhas junto ao mar, onde o meio de transporte é uma lancha.


No 3º dia visitámos Bergen. Famosa pela suma maravilhosa localização, está abrigada por uma cadeia de sete montanhas. É constituída por vários locais de eleição, tais como:


Bryggen - Bairro antigo situado em frente ao porto, com as suas típicas casa de madeira. Classificado pela UNESCO como Património Histórico.





Viagem no Floibanen Funicular - Eléctrico que nos leva a 320 metros de altitude oferecendo uma vista panorâmica sobre toda a cidade, arredores e mar.







Mercado do Peixe onde predominam viveiros e bancas de bacalhau seco e baleia fresca.

Catedral de Bergen escondida entre ruas estreitas e canteiros de rosas.

Foi no 4º dia que percorremos os Fiordes. É a partir de Bergen que emergem as centenas de Fiordes, grandes e pequenos, que serpenteiam quilómetros, terra adentro, abrindo-se entre as montanhas. Os barcos costeiros levam-nos a lugares inacessíveis por estrada. Os fiordes adquirem a forma em "U" graças à formação dos glaciares juntamente com a passagem do tempo. O fiorde constitiuido por curvas majestosas dá a impressão, por várias vezes, de que a viagem chegou ao fim, mas ao contornar-se a escarpa da montanha, descobre-se que o fiorde continua ainda por muitos quilómetros. Foi assim, sucessivamente, na viagem pelo barco costeiro até Flam.





Quando se pensa que já mais nada pode surpreender... Eis o percurso mais belo do Mundo: percurso de comboio Flam -Myrdal. O comboio leva-nos a passear pelo Fiorde mais longo e mais profundo da Europa, o Sognefjorden. O passeio através do vele íngreme e estreito de Flam, com vista para as imensas quedas de água e picos de montanhas dura cerca de 60 minutos. Viaja lentamente e pára nos pontos mais deslumbrantes, como a cascata Kjosfossen.






Existe uma vasta gama de festivais de música em várias cidades da Noruega. Aqui vai um exemplo do que se pode apreciar num desses festivais:

1 comentário:

Carlos disse...

Numa só palavra para classificar a Noruega: Fabuloso! Belo texto, anita, mais uma vez. Adorei esta bela viagem.