sábado, 13 de março de 2010

Bruxelas: Coração da Europa

Bruxelas não é uma cidade que encanta à primeira vista. As ruas são sombrias e o céu está sempre nublado. É preciso estar atento aos pormenores e colocar os óculos! Chega-se então à conclusão que possui um leque de lugares interessantes que em curto espaço de tempo podem ser visitados.
Assim, numa escapadinha de 2 dias, três mulheres bem sucedidas foram terminar o ano em beleza descobrindo o encanto de Bruxelas (Dezembro 2009).
Mais uma vez a Ryanair foi a companhia ideal para uma escapadela barata. A aventura começou quando chegámos ao centro e procurámos o hotel em plena madrugada que afinal não estava reservado! Enfim, ossos de oficio!
O primeiro lugar visitado foi a famosa Grand' Place. Esta Praça iluminada e decorada com a árvore de Natal no centro e rodeada por edifícios luxuosos (Maison du Roi, Câmara Municipal e Casas Gremiais) é um lugar mágico.

Esta praça sucumbiu ao comércio, factor que contribuiu para os turistas se concentrarem nela.



O passeio pelas suas ruas aumenta o apetite: montras vistosas e luxuosas repletas de bonecos de neve e Pais de Natal esculpidos em chocolate belga.







Perto da Grand' Place está o "menino mijão", o Manneken Pis. Esta estatueta de Petit Julien simboliza a falta de respeito dos habitantes de Bruxelas.



Passando pela Bolsa entramos por momentos na Metro-Station Bourse, para contemplar a pintura a óleo que representa uma versão erótica do eléctrico.



Após percorrermos alguns metros, chegámos à Place des Martyrs, provavelmete o lugar mais sossegado da cidade.
As ruas escuras ganham vida à noite e as paredes dos edificios alegram-se com pinturas de banda desenhada do Tim-Tin.



De entre os outros locais visitados destacam-se:
- Catedral de St. Michel. É uma das construções góticas mais imponentes da Europa.



- Basílica do Sagrado Coração. Lugar que irradia grandeza e tranquilidade. Igreija ao estilo art nouveau.



- Atomium. Representa uma molécula de metal e foi construída como emblema da Exposição Universal e símbolo da era atómica.



- Notre Dame du Sablon. Igreija de estilo gótico tardio . Fica entre a Praça Petit Sablon e a Grand Sablon, onde se realiza o mercado de Antiguidades.



- Palais de La Nation. É aqui que se encontra a sede do Senado belga e da Câmara dos deputados.
- Palais du Roi.



- Parc de Bruxelas. Fica em frente ao Palácio do Rei.
- Porte de Hall. Antiga porta da cidade.



- Palácio da Justiça. A maior construção do século XIX.

A cozinha tradicional de Bruxelas é marcada por diferentes influências regionais, com um último toque de clinária francesa. Os prato mais popular é mexilhões à moda deles com batatas fritas ditas especiais!
A bebida de eleição é a cerveja servida em canecas XXL. A sobremesa poderá ser os gaufres cobertos de chocolate quente.



Diversão e emoção nas estações de metro na Bélgica...

2 comentários:

Carlos disse...

Mais uma viagem... ai...que já tou cansado por esta noite...lol
Obrigado pelas viagens contigo, Anita.

Filipa disse...

Bem... sé me resta dizer: qdo é que fazemos a próxima viagem? Mas claro desta vez com hotel reservado pra data correcta loool por momentos pensei mesmo que iriamos dormir as 3 enrroscadinhas no meio da rua, com aquele frio de rachar lool Foi sem duvida uma aventura pegada mas se nao fosse assim secalhar nao teria sido tão memorável como foi.=) ah e já