segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ber Braga por um canudo

Um viajante em Braga preenche-se de tesourinhos históricos, religiosos e apaziguantes. Conhecida atualmente como a cidade dos Arcebispos, enriqueceu à conta dos patrimónios religiosos existentes em cada virar de esquina. A Sé de Braga destaca-se por ser a mais antiga do País.
Faz então sentido a expressão popular “é mais belho c’a Sé de Braga”.

Verdade ou não mais vale seguir o conselho de um amigo Bracarense: encontra os 4 galos da Igreja de Santa Cruz e é certo que casarás!
Sublimes e elaborados jardins, elegantes casas senhoriais e palacetes conferem a Braga uma imagem única, característica da região Minhota.

Imperdíveis são os Santuários que circundam a cidade e movem fiéis e peregrinos: Bom Jesus de Braga e Sameiro
Se queres “ber Braga por um canudo” sobe a escadaria até ao monte do Bom Jesus.


A expressão deriva da existência de um telescópio no monte do Bom Jesus há dezenas de anos através do qual as pessoas podem ver a cidade á distância.
Os espaços à beira do rio Cávado foram aproveitados e hoje em dia é possível fazer piqueniques, passear ou praticar algum tipo de exercício físico. Com o Verão em alta é possível banhar e ‘dar uma voltinha’ pelo rio num dos caiaques disponibilizados ao público pelo Clube Náutico de Prado e até mesmo beber um fino e aproveitar a animação noturna.




Momentos como saborear um “café de saco” na Brasileira, tomar o pequeno-almoço à beira-rio, apreciar as relíquias do Teatro Circo ouvindo Zeca Afonso, relembrar experiencias inesquecíveis no Parque do Bom Jesus … colocam Braga num cantinho do meu coração.



Um Património estimado e preservado, um orgulho muito próprio na sua grandiosa história, a tradicional gastronomia minhota e um espírito juvenil conferem a Braga o título de Capital Europeia da Juventude 2012 e uma paragem obrigatória para qualquer viajante.

2 comentários:

Marisa disse...

Muito bom :)Deixas-te o bichinho para voltar a Braga :) [Já lá estive quando era pequenina ;)]

Carlos disse...

Mais uma cidade portuguesa a bisitar...ehehe. Excelente texto, Amiga. :)