terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bruxelas vestida de Pai Natal


Bruxelas não é uma cidade que encanta à primeira vista. As ruas são sombrias e o céu está sempre nublado. É preciso estar atento aos pormenores para poder apreciar o leque de lugares interessantes que incluem histórias aos quadradinhos, chocolates e cerveja.
As paredes dos edifícios alegram-se com pinturas de banda desenhada do Tim-Tim e as ruas conduzem-nos à monumental Grand-Place com a majestosa Árvore de Natal no centro. Jean Cocteau descreveu a Grand-Place como “o mais rico teatro do mundo”. Eu descrevo-a também como um lugar mágico onde tudo pode acontecer. A sua iluminação e decoração natalícia assim como os edifícios luxuosos em seu redor (Maison du Roi, Câmara Municipal, Casas Gremiais, Museu da Música e Museu da Cerveja) fazem desta praça umas das mais belas. No final do dia a praça transforma-se num palco e as fachadas da Câmara dançam ao ritmo da música em simultâneo com jogos de luzes e cores. Um espectáculo imperdível durante as festas de Natal e fim de Ano.
O passeio pelas ruas aumenta o apetite: montras vistosas e luxuosas repletas de bonecos de neve e Pais de Natal esculpidos em chocolate belga.
Nesta época existe o mercado de Natal que se estende por cerca de dois quilómetros. Dá a conhecer as iguarias do país através de chalés recheados de lembranças de Natal e provas de degustação.
Bruxelas é como uma surpresa por abrir. Para que se obtenha o melhor proveito da cidade e se valorize o melhor que ela tem, há que activar todos os sentidos. Sentir a sua vibração, cheirar o chocolate quente que paira no ar, observar os inúmeros detalhes das ruas e edifícios, ouvir a melodia dos espectáculos e animações de rua, saborear uma cerveja belga…

3 comentários:

Ana disse...

Dedicada à minha mãe, Eduarda Costa, no Fugas do dia 24 de Dezembro 2011.

Carlos disse...

Muito bonito e muito bem escrito. Mais uma bela viagem...só aqui... :)

Carlos disse...

Aqui fica o link do Fugas: http://fugas.publico.pt/DicasDosLeitores/298742_bruxelas-no-natal-e-sempre