sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Rally das Praias Algarvias (2)

Tal como prometido em 2010, o rally das praias continuou em 2011. No entanto, o deste Verão foi bem mais curto. Se “viajaram pela Croácia” percebem porquê…

Perto da Vila de Aljezur e a par de uma paisagem costeira magnífica encontra-se a praia da Amoreira. De um lado, admira-se a grande rocha negra que faz lembrar um gigante deitado. Do outro, chapinha-se no rio que aqui desagua (já que a água do mar está gelada!). Tal como as outras praias da Costa Vicentina, é uma boa opção para os apreciadores de surf e bodyboard.

Na praia da Galé, em Albufeira, está um cantinho especial que brilha nas noites de lua cheia. Foi precisamente numa dessas noites que conheci e apreciei o Lounge Bar Pedras Amarelas (a não perder!). É uma praia que se torna pequena devido às rochas e muito pequena quando a maré está cheia. Nem quero imaginar como será nas marés vivas!

A praia de Odeceixe desenvolve-se dos dois lados da ribeira de Seixe que faz fronteira com o Alentejo. De areal bastante extenso, tem banhos de mar e de rio. Na vazante aconselha-se a prudência, pois formam-se correntes perigosas, sobretudo nos dois extremos da praia. Na baixa-mar pode andar umas largas dezenas de metros com pé. A paisagem envolta é fenomenal, principalmente no topo das escadas em pedra.

Numa ponta oposta, está a praia de Santo António. Extenso areal que se estende da Praia de Monte Gordo à confluência do Rio Guadiana com o Mar, junto à cidade de Vila Real de Santo António. Caracteriza-se por águas cálidas e calmas. Tem vindo a tornar-se cada vez mais procurada por quem pretende desfrutar do sol e mar algarvios sem se confrontar com as verdadeiras "enchentes" de turistas. Devido à proximidade de Espanha é muito frequentada pelos “nuestros hermanos”. Esta praia dispõe de um Caminho Ecológico, o "Caminho dos Três Pauzinhos", com acesso reservado a peões, bicicletas e a um comboio turístico gratuito disponibilizado pela Câmara de Vila Real de Santo António. O comboio vem resolver o problema do estacionamento!

O Rally das Praias regressa em 2012...
Até lá viajem comigo por outros locais!

1 comentário:

Verônica disse...

Olá,

Muito bacana essa idéia do Rally das praias assim você pode mostrar as curiosidades da extensa costa da Croácia.

Abraços,
Verônica