quinta-feira, 23 de junho de 2011

Salzburgo: Cidade de Mozart

Abril, 2011

A viagem a Salzburgo surgiu do acaso. O objectivo era ir e bem acompanhado, para um sítio acessível às 9 carteiras!
Hoje posso dizer que Salzburgo é uma opção para quem deseja férias mas não tem uma conta recheada. Apesar do elevado nível de vida, é possível obter locais acessíveis para dormir.
É uma cidade relativamente pequena tornando fácil percorrê-la a pé em 3 dias. No entanto, os arredores são muito aliciantes e para quem quer conhecer a região necessita de mais dinheiro, mas vale a pena!
Aconselho ir no Inverno para aproveitar os desportos de Inverno ou então durante o Verão para poder assistir ao festival de música, apreciar os lagos e a paisagem envolvente que transforma a zona num autêntico paraíso. A sua oferta é tão numerosa que agrada a todos.
Deixe-se levar ao som de Mozart, passe pelos cenários do musical Sound of Music, caminhe junto ao rio, admire a cidade encravada por bosques e montanhas…
Em Salzburgo respira-se música e natureza!
Rodeada pelos Alpes Austríacos, perto da fronteira Alemã e situada às margens do rio Salzach encontra-se a terra natal do famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart que se transformou num cenário de um dos musicais mais populares de todos os tempos, Sound of Music.
O nome Salzburg (“Castelo de Sal”) vem dos navios de sal que passavam pelo rio Salzach no século XVIII. Salzburgo resistiu aos arranha-céus e centros comerciais. Uma cidade tranquila e acolhedora convida os casais apaixonados a usufruírem de uns dias encantados na “Roma Germância”, por entre palácios e castelos, passeios de charrete e jardins

Obviamente que a figura de Mozart é uma das atracções primordiais, mas não a única, já que, além do célebre centro histórico barroco, a cidade ostenta os igualmente bem conservados bairros judeu e medieval, além da grande fortaleza. A oferta cultural, por seu lado, não fica atrás do espólio monumental, sendo o Festival de Salzburgo – Festspielhaus - (que este ano se realiza entre 23 de Julho e 31 de Agosto) o mais aguardado de todos os eventos.
Acompanhada por um magnífico grupo de amigos percorremos a pé as ruas históricas que são Património da Humanidade da UNESCO e visitámos os locais obrigatórios (O centro de informação turística situa-se na praça Mozartplatz).
A Catedral é incontestavelmente o centro da Cidade Velha. É a mais antiga das Igrejas construídas em estilo italiano ao norte dos Alpes. Edifício barroco levantado para testemunhar a grandiosidade e independência do bispado de Salzburgo. Guarda, entre várias relíquias, a pia na qual Wolfgang Amadeus Mozart foi baptizado, e um órgão majestoso, construído em 1888, ainda hoje utilizado nos serviços religiosos.


A Residência dos Arcebispos situa-se ao lado das arcadas da Catedral. A praça da Residência proporciona à cidade o aspecto de uma nobre cidade principesca. Por entre as ruas e as praças os artistas de rua animam os turistas com as suas habilidades e música ao vivo.






A Abadia de São Pedro pertence à ordem dos Beneditinos, o mais antigo convento existente no âmbito de fala alemã. Mozart estreou aqui a sua Missa em Dó Menor e em sua honra, na noite anterior ao aniversário da sua morte, se toca o Réquiem.
A Igreja dos Franciscanos, na rua Frankiskanergasse é um dos edifícios mais antigos da Cidade Festival.
Hagenauer Haus no nº 9 da rua Getreidegasse é a casa onde nasceu em 1756, o mais famoso filho da cidade de Salzburgo. Reúne uma coleção valiosa de objetos ligados ao músico e seus familiares. A residência que pertenceu à família Mozart por alguns anos foi construída ainda no século XVII e no início do século XVIII na praça Makarplatz. Nesta casa, o jovem Mozart compôs algumas de suas obras mais importantes. Após a morte da mãe e a mudança da família, o pai de Mozart, Leopold, morou alguns anos sozinho na residência. O local teve vários proprietários ao longo dos anos, abrigou escritórios e chegou a ter parte de sua estrutura destruída na Segunda Guerra Mundial. Hoje a casa está aberta a visitação durante o ano todo, com excepção da Semana Mozart, quando são realizados concertos no local.



A rua Getreidegasse é o centro histórico comercial e mais movimentado da cidade. Durante séculos esta rua serviu de palco para as histórias quotidianas dos habitantes que aqui viviam e trabalhavam. O charme desta rua principal não passa despercebido. Repleta de casas com os seus pátios interiores e lojas identificadas por emblemas de ferro colocados sobre a entrada principal.




A Fortaleza Hohensalzburg encontra-se numa zona privilegiada. Com os seus detalhes marcantes é um cobiçado motivo de fotografia, o seu fundo repousa sereno sobre o cinturão em torno da cidade. Para subir à fortaleza há que apanhar o funicular ou caminhar costa acima. No interior podem-se admirar as habitações principais, decoradas com inumeráveis objectos de arte medieval. De cima obtém-se uma vista fenomenal sobre toda a cidade velha, o rio e, do outro lado, os Alpes ainda com neve.




Achámos que a fatigante subida à fortaleza a pé era “canja”, então decidimos no mesmo dia subir até ao topo a colina montanhosa de Kapuzinerberg. A subida pela floresta não foi fácil, principalmente quando se vai preparado para temperaturas inferiores a 9º C e estão na realidade superiores a 20ºC. No entanto o resultado é compensatório: um delicioso passeio no pulmão verde da cidade com uma fenomenal vista panorâmica sobre toda a cidade.





O Mosteiro beneditino de Nonnmberg é o mais antigo convento para freiras no Norte dos Alpes. A maior atracção turística da “Cidade Nova” é o jardim barroco de Mirabell. O jardim em estilo barroco italiano é muito bonito durante a Primavera e o Verão, pois as formosas cores das flores que aí se colocam conquistam corações. No interior do Palácio Mirabell podem-se visitar algumas salas; a sumptuosa escadaria principal; e o Salão de Mármore, onde se oficializam casamentos.





Nos arredores de Salzburgo pode-se visitar um dos mais preciosos tesouros culturais da Áustria - o Palácio de Hellbrunn. Da cidade antiga até Hellbrunn são 5 km que podem ser feitos num passeio panorâmico de barco pelo rio Salzach. A atracção principal deste palácio de lazer ao estilo italiano são as Fontes e os Jogos de Água.







Viajar também é provar! Os chocolates estampados com o busto de Mozart já são conhecidos. De todas as “iguarias” lembro-me de umas salsichas recheadas intragáveis, de uma salada de batata envinagrada, de um pão de erva-doce e outro de sal e de uma Senhora caneca de cerveja austríaca que me ajudou a deglutir isto tudo!
São várias as ofertas de excursões pelos arredores de Salzburgo. Nós optamos por visitar as zonas dos Lagos e montanhas, Alpes da Baviera e as Minas de Sal. Fizemo-lo através do Panorama Tours mas se pudesse teria feito de outra forma. As excursões foram curtas, com pouco tempo de paragem e dispendiosas. Com um pouco mais de tempo e dinheiro a melhor opção seria alugar uma carrinha, pegar num mapa do país e percorrer por nós próprios a encantadora região de Salzkammergut caracterizada lagos de águas cristalinas, rochas íngremes e colinas verdes; a maior caverna de gelo do mundo em Pongau e a Quebrada de Liechtenstein em St. Johann e as cascatas de Krimmler no Parque Nacional de Hohe Tauern.



2 comentários:

Carlos disse...

Mais uma grande e bela viagem a Salzburgo pelas tuas palavras e imagens. Uma verdadeira delícia que infelizmente não pude acompanhar ao vivo. Mais um excelente texto. Parabéns, Anita. Continuação de Boas Viagens!

K disse...

ai ai....

há ai umas fotos com direito de autor :P