terça-feira, 15 de junho de 2010

Milano: Centro da Moda e do Design

Junho de 2010

Na planície Padana, perto dos belos Lagos Como, Maggiore e Garda, encontra-se a Capital da Lombardia e o maior centro comercial, industrial e financeiro de Itália. A efervescência da Bolsa de Valores mais importante do país divide espaço com o silêncio de museus, palácios, igrejas e catedrais como aquela que é o marco da cidade: Duomo, a terceira maior catedral do Mundo. Está apenas atrás da Catedral de São Pedro (no Vaticano) e da Catedral de Sevilha.
Nomes como Giorgio Armani, Prada, Dolce e Gabbana, Gucci e Versace mantém bases de suas grifes na cidade. A chamada Fiera, semana de moda de Milão, é aguardada por fashionistas de todo o mundo.

Mais uma vez, aproveitei os fantásticos preços da Ryanair (16 euros ida e volta) e, na companhia da familia aterrei no aeroporto de Bérgamo (Orio al Sério). De 30 em 30 minutos o autocarro( da companhia Autostrada) parte em direcção a Milão - Stazione Centrale - numa viagem de 50 a 60 minutos (12 euros ida e volta para quem compra 3 bilhetes; 16 euros para quem compra bilhetes individuais). O metro é a maneira mais rapida e barata para chegar aos diferentes pontos da cidade (um bilhete diário valido durante 24 horas custa 3 euros).

Durante as 3 noites ficamos instalados no Hotel Teco (27 euros/noite/pessoa com pequeno-almoço incluido). Hotel económico e confortável, situado junto a uma das avenidas comerciais mais movimentadas da cidade - Corso Buenos Aires- relativamente perto do centro histórico (30 minutos a pé e 5 minutos de metro).

A Plazza del Duomo é o ponto de partida ideal para uma visita ao centro histórico de Milão.



A sua maior atracção é a Catedral (Duomo). Abre diáriamente das 8:30 as 18:45. A entrada é gratuita excepto se quiser aceder ao telhado (8 euros se subir de elevqador e 5 euros a pé). A entrada está proibida para a maioria das pessoas no Verão devido ao corpo descoberto, por isso previna a sua entrada levando um casaco ou uma blusa com mangas.






Ao lado do Duomo os jovens e amantes de compras deliciam-se passeando no Corso Vittorio Emanuele II.



Ainda junto á Catedral está o Palazzo Reale. Este antigo palácio medieval sofreu uma remodelaçao e foi convertido num palácio de estilo neoclássico. Actualmente é utilizado como museu e galeria de exposições.






Em direcção à Piazza della Scala, admiram-se os majestosos arcos, a fabulosa abóbada envidraçada e os mosaicos do chão (dedicados ao Zodíaco) da Galleria Vittorio Emanuele II. Inaugurado em 1867,foi uma das primeiras construções de ferro e vidro da Itália.






Na Piazza della Scala encontra-se o famoso Teatro Alla Scalla. O grande templo da Ópera inaugurado em 1778, cujo encanto reside mais no seu interior do que na sua fachada.





As principais e as mais caras marcas de moda a nível mundial estão presentes na exclusiva zona comercial Il Quadrilatero D'Oro: formada pelas ruas Sant Andrea, Della Spiga, Montenapoleone e Via Manzoni. Vale a pena visitar este paraíso do luxo e do glamour, nem que seja apenas para se deleitar com as montras.

O Castello Sforzesco, ícone de Milão renascentista, foi construido pela familia Sforza sobre as ruinas do antigo castelo dos Visconti. Actualmente, alberga uma importante colecção de arte antiga, que inclui a ultima obra de Miguel Ângelo. A sua excelente localização junto ao Parque Sempione torna-o num local encantador. A entrada é gratuita, â excepção do museu - 3 euros. Está aberto diariamente das 7h às 18h (no Inverno) a até as 19h (no Verão).







O jardim tem alguns monumentos históricos, entre eles: a Arena Cívica e o Arco della Pace (Arco da Paz). Este arco celebra as vitorias de Napoleão, no entanto, foi inaugurado em memória da Paz declarada em 1815.



Em frente à entrada do Castelo encontra-se uma avenida elegante, ideal para um gelado numa esplanada ao ar livre: Via Dante.



Declarados Património da Humanidade pela UNESCO, a igreja-convento dominicano de Santa Maria delle Grazie datam do século XV, quando Sforza ordenou a sua construção. Para além do seu interesse arquitectónico, a sua popularidade deve-se, em grande parte, à presença do célebre mural de Leonardo Da Vinci, A Última Ceia.
Encerra às segundas e a entrada para a igreja é gratuita. Para ver o mural paga-se 10euros e para entrar no cenáculo 6,50 euros.





Existe uma rede de canais que chega até ao centro de Milão - Navigli. Constituiu o principal porto fluvial de Itália no final do século XIX. Actualmente, é a zona mais animada à noite, devido á sua vasta oferta de restauração e locais de lazer nocturno. Comer em Milão é fácil.
Existe uma grande oferta de bares/restaurantes económico - os "Happy Hours". Dependendo do restaurante, das 18h ás 21h,servem bufett de comida italiana por 6 ou 8euros com bebida incluida. Se optar por um Ristorante sai bem mais caro.
Aconselho a provar a deliciosa pizza tipica de Milão, servida na pizzaria "Spontini".



O Naviglio Grande foi a principal via de entrada do mármore que chegava a Milão, destinado à construção do Duomo.
O Naviglio Pavense é um canal de 33 km que liga as cidades de Milão e Pavia.
No ultimo domingo mês os dois canais acolhem um mercado de antiguidades.







Para quem se interessa pelos mercados: aos sábados de manha existe um mercado na Via Marcello (rua paralela ao Corso Buenos Aires)onde pode encontrar tudo de um pouco; desde fruta e legumes, queijos e presuntos, calçado e vestuário e acessórios de moda. É preciso escolher bem porque no meio de tanto "lixo" pode-se encontrar uma peça de marca a preços acessiveis!


A zona sul da cidade possui vários templos eclesiásticos de grande valor arquitectonico e cultural. A basílica San Lorenzo Maggiore é uma das igrejas redondas mais antigas da cidade. A sua cúpula é a maior de Milão. Pertence ao século IV e ainda conserva alguns elementos arquitectónicos originais.



Os fanáticos por futebol têm que pagar 12 eur para visitar o estádio no seu interior. O bilhete inclui uma visita guiada que dura cerca de 1 hora. Para chegar ao estádio San Siro têm que apanhar o metro até â estação de metro Lotto e seguir caminho a pé (30 minutos a andar bem) ou apanhar um autocarro. Na realidade o estádio chama-se Meazza (nome do futobolista que jogou nas equipas locais Inter e Milan. San Siro é a zona circundante.

Ao circular a pé por Milão é notória a riqueza da cidade...edificios de habitação que em tempos foram palácios e que mantêm a fachada, carros luxuosos, pessoas vestidas de "ouro" (com roupas e acessórios das melhores marcas de moda), a afluência de pessoas nas zonas comerciais e nas esplanadas a consumirem, as filas de pagamento em lojas como a Louis Vuitton...um autêntico mundo à parte!









1 comentário:

Carlos disse...

Viajar contigo por aqui é demais mesmo. Ficamos mesmo a conhecer Milão, como se lá tivessemos estado. Sei que já disse isto noutras "viagens" por aqui, mas a informação disponivel é tão detalhada para quem lê que parece que fomos contigo, Anita.
Parabéns por mais um belo post.
É um prazer "viajar" novamente contigo.