quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Itália Romântica

Em Fevereiro de 2009 e na melhor das companhias, parti rumo à Italia numa viagem de 4dias, para visitar as "belissimas" cidades do Norte: Pisa, Florença, Sirmione, Verona e Veneza.
São tantos os tesouros artisticos presentes neste país que podemos considerá-lo uma galeria de Arte ao ar livre.

Na época romana existiu em Pisa um grande porto fluvial no seu subsolo. A inclinação da torre de Pisa está então relacionada com o facto de ter lá existido mar ou um estuário maior que o actual.

Locais a visitar em Pisa :
Piazza del Duomo na qual se encontram a Torre de Pisa (foi projectada para abrigar o sino da catedral da cidade), a Catedral e o Baptistério.




Em Florença manifesta-se a genialidade artística italiana em todo o seu esplendor.
É a capital da região Toscana, considerada o berço do renascimento italiano e uma das cidades mais belas do mundo.
Destacam-se diversas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do renascimento como Michelangelo, Da Vinci, Giotto, entre outros.

Locais a visitar em Florença:

Ponte Vecchio - Ponte medieval sobre o rio Arno. Famosa por ter uma quantidade de ouriversarias e joalherias ao longo de todo o tabuleiro. Ao lono da ponte há vários cadeados. Estão relacionados com a antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornam-se eternamente liados. Hoje, se o fizerem, pagam uma multa de 50 euros!



Basílica Sta. Maria del Fiore - Catedral de Florença, uma das obras de arte gótica e de 1ª renascença italiana. Considerada de fundamental importância para a história da arquitectura. Símbolo de riqueza e poder da cidade.



Palazzo Vecchio - O Palácio de Florença acolhe um museu que expõe, entre outras, obras de Michelangelo. Actualmente é também sede do municipio florentino.



Dicas: Aproveite as feiras/mercados de Florença.
É mais barato beber vinho da casa do que água.
Atenção aos servicios cobrados nos restaurantes que não são informados mas vêm referenciados nos tickets dos pagamentos.

"Em Verona respira-se romantismo."

Considerada a cidade dos namorados, é um dos locais onde se passa a história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Locais a visitar em Verona:
Casa de Giulietta;
Arena de Verona.



Sirmione localiza-se numa estreita peninsula que se estende 4 km para dentro do Lago de Garda (maior lago de Itália).
É um local túristico rodeado por muralhas do Catelo de Sirmione. O Castelo é uma construção medieval muito bem preservada. Tem vista para o Lago de Garda e para os Alpes.




Em Fevereiro Veneza enche-se de máscaras e fantasias para uma das mais famosas celebrações do Carnaval do Mundo. A animação nas ruas da cidade inclui espectáculos,bailes, paradas e concertos. No meio de multidões e de trajes requintados senti-me o ser mais pequeno à face da Terra!







É uma cidade pequena, na verdade uma ilha de uma lagoa - Lagoa de Veneza, a qual está separada do mar Adriático por um istmo. Lugar onde os automóveis não existem e percorremos tudo a pé ou no tradicional autocarro fluvial, o vaporetto.

Canais cortados por pontes e arcos, gândolas deslizando em silêncio pelas águas, palácios medievais...formam um conjunto inaqualável e transformam este lugar num sonho!

A Basílica de São Marcos é o melhor exemplo de arquitectura bizantina. Situa-se na Praça de São Marcos que é o coração e alma de Veneza.


A não perder: passeio de Gôndola pelos canais de Veneza. O preço pode ser negociável e é mais barato quanto maior o número de pessoas.



Atenção: Quando a maré está vazia vem um "cheirinho" desagradável!

Após este circuito ao Norte de Itália compreendo porque Itália é o destino escolhido por muitos e desejado por todos. É um país extremamente rico em tesouros artísticos e proporciona uma enorme diversidade de comida. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, Itália não é só pizzas e massas!


3 comentários:

Carlos disse...

Vamos a Itália? Sim, é já! Bonito post. Continua. Quero viajar mais.

Marisa disse...

Também adorei Itália :)
Também deixámos um cadeado na Ponte Vechia como símbolo da nossa amizade... Felizmente não apanhámos multa :)
Beijinho
Bonito post :)

Anónimo disse...

ITÁLIA! Tudo muito lindo! *-*