quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Barcelona Mágica

A capital Catalã é um dos destinos ideais para escapadelas. Seja qual for espírito, o objectivo ou a "carteira" é um lugar que encanta qualquer um. A arte e arquitectura de Antoni Gaudí pulverizam a cidade tornando-a mágica.
Após o desembarque no aeroporto de Girona, o autocarro (4,05 euros) levou-nos ao centro da cidade de
Barcelona. A última paragem foi na Plaça de Catalunya. Perante ruas movimentadas, vozes em catalão e passando por debaixo do Arc do Triomphe, o mapa foi o meu melhor amigo na descoberta do Hotel Ayre na rua de Caspe. Após a "palpação do terreno" inicei a minha visita à cidade mais cosmopolita de Espanha.
A famosa rua das Ramblas é uma das principais atracções turísticas da cidade. La Rambla é a via que une a Plaça Catalunya com o Monumento a Colombo, cuja estátua aponta para o mar. Esta rua animada e movimentada encontra-se reservada aos pedestres e está repleta de bares e restaurantes, quiosques de flores, Mercat de La Boqueria, bancas de jornais e artistas de rua.



Ao longo das Ramblas deparei-me com obras de grande valor arquitetónico, tais como o Palau de la Virreina, o Teatre del Liceu ou a fonte de Canaletas. Perto da Rambla está a Plaça Reial, a Plaça del Pi, o Museu de Cera e o Museu Marítimo. A Plaça del Rei encontra-se rodeada por palácios e arcos de pedra que permitem vislumbres ocasionais de pátios cheios de sombra.
O famoso Barri Gótic, parte da Ciutat Vella, é a zona mais antiga de Barcelona. É impossível resistir às suas ruas estreitas e empedradas, cheias de edifícios góticos com lojas de jovens artistas, restaurantes de luxo e bares de tapas. Repleto de monumentos,o bairro alberga ainda a catedral e o museu de história da cidade.
La Seu situa-se no coração do Bairro Gótico, na Plaça de La Seu. A Catedral é dedicada a Sta. Eulália, Sta. Padroeira de Barcelona.
Por entre as sombras provocadas pelas muralhas e com o pôr do sol, apercebi-me do "labirinto" que é o Bairro Gótico. Passando pela Plaça de Sant Jaume terminei o percurso presenciando o mural desenhado por Picasso na moderna Plaça Nova.
No 2º dia visitei o Templo da Sagrada Familia (10eur/pessoa). É talvez o ex-libris mais famoso de Barcelona e a obra mais célebre de Gaudi. Apesar de inacabado é fascinate. Tem uma beleza inexplicável por mim mas explicada no museu da Sagrada Família.



À tarde tive uma visita guiada ao Palau de La Musica Catalana, uma obra de Lluís Domènech i Montaner (9 euros/pessoa). Trata-se de uma sala de concertos, uma obra-prima modernista. Um edifício simplesmente magnífico que foi declarado património da humanidade pela UNESCO.



Não podia deixar de passear pela elegante avenida principal de Barcelona e uma das mais famosas do mundo - Passeig de Gracia. Lá podemos encontrar as lojas mais luxuosas e os edifícios mais elegantes e modernistas. Destacam-se os seguintes edifícios que são de propriedade privada mas encontram-se abertos ao público:
Casa de Amatler, construída para um fabricante de chocolate;
Casa Batló: Fabulosa casa de Gaudi que obedece aos temas do dragão;




Casa Milá: Enorme prédio de habitação com o seu exterior de pedra fazendo lembrar grutas. A aparência rochosa deu ao edíficio a designação de La Pedrera. Umas das criações mais impressionantes de Gaudí.




O último dia ficou reservado a uma visita ao Parc Guell e ao museu de Gaudi, situado na zona Gracia (a entrada no parque é gratuita).
O Parque Güell é um reflexo da plenitude artística de Gaudí. Pertence à sua etapa naturalista, período no qual o arquitecto aperfeiçoou o estilo pessoal, inspirando-se nas formas da natureza.



Gaudí concebeu este parque como um complexo habitacional de luxo para Eusébi Guell. O empreendimento não chegou a ser concluído. O que ficou é um parque deslumbrante com uma vista panorâmica da cidade, a seus pés, e algumas características arquitéctonicas extraordinárias. Foi declarado pela UNESCO Património Mundial. No centro do parque está a casa museu onde viveu Gaudi até ao dia da sua morte (5 euros/pessoa).
Nestes dias vivi apenas sobre as minhas pernas com o intuito de economizar o tempo e explorar o máximo de atracções possiveis e esqueci-me de apreciar os paladares da Catalunha.
Vibrante, fascinante e chique...É assim que recordo Barcelona com saudade e vontade de regressar um dia.


2 comentários:

Carlos disse...

Quero ir, muito...

Carlos disse...

Vê o filme do Woody Allen. Muito bom. Vicky Cristina Barcelona.